segunda-feira, 31 de março de 2014

Como Decorar Uma Sala

Um dos temas falados aqui no Sótão da Gina é o da decoração, e o escolhido para ser partilhado hoje é Como Decorar Uma Sala de forma prática e funcional.

A sala é, de forma geral, a área da casa usada por todos os membros da família que nela habitam assim como pelas visitas, conferindo-lhe uma utilização que deve ser confortável e agradável a um núcleo alargado de gostos, mas, que no entanto deverá preencher principalmente o seu.  

A ter em conta antes de iniciar o projeto de decoração, é estabelecer o montante que dispõe para gastar, e assim poder elaborar um orçamento que lhe facilitará na escolha de lojas onde poderá comprar o seu mobiliário e respetivo equipamento.

A sala ideal, é sem dúvida, a sala de refeições e de estar em forma de L com comunicação direta para a cozinha. Esta solução é não só a mais prática e funcional, como também a que dá oportunidade às pessoas de circularem mais livremente sem barreiras de portas e paredes pelo meio, convivendo de forma mais harmoniosa.

Como Decorar Uma Sala
Não esquecendo que a sala deverá ser um espaço vivo, onde o conforto é extremamente importante, escolha o estilo de mobiliário que vai ao encontro do seu gosto, tendo em mente a limpeza e manutenção que irá ser necessário para cada uma das peças dos diversos estilos. Pense também no conjunto de cores que gostaria de utilizar para melhor congregar os gostos da sua família e o ambiente agradável, funcional e relaxante que pretende.

Depois de ter feito estes exercícios, mentalmente, será importante passar ao bloco de notas onde irá escrever o montante que pretende gastar, o estilo que escolheu, as cores, e por fim o número de lugares sentados à mesa de refeições e nos sofás da zona de estar. 

Para além do mobiliário, faça uma lista do equipamento e adornos que irá necessitar não esquecendo que os espaços mais funcionais são os que exercem as suas funções em pleno, sendo ao mesmo tempo minimalistas. Pretende seguramente ter uma sala onde lhe apeteça estar, relaxar, conviver, e não uma que esteja atafulhada de tralha que lhe aumente as horas de limpeza e organização, a si, ou à sua empregada de limpeza.

A ter em conta, estão também os materiais a escolher, que devem ser também agradáveis ao toque, fáceis de manter e limpar, assim como livres de alergénios caso alguém na família sofra de alergias.

Faça um croqui do espaço com as medidas corretas, não esquecendo janelas, portas, lareiras ou vãos de escada. Se tiver a planta, melhor ainda, faça uma fotocópia e utilize-a.

Como Decorar Uma Sala
Desenhe as peças de mobiliário de acordo com a sua lista, acomodando-as de acordo com o espaço disponível, não esquecendo de deixar áreas para a livre circulação entre as diferentes zonas de refeição e a de estar.  

No conforto da sua casa, visite as suas lojas preferidas online e vá escolhendo o que necessita, tomando notas das medidas e preços. Esta tarefa vai poupar-lhe horas de andar a percorrer as lojas a pé, e alguns euros em combustível também.

Compare preços e quando se sentir confortável com as escolhas, vá à loja que escolheu e faça as suas compras.

Envolva a sua família na colocação do mobiliário nos sítios que idealizou e celebre a sua nova sala, simplesmente porque merece.

Subscreva o Sótão da Gina por email para não perder novas actualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...