terça-feira, 22 de abril de 2014

Mitos e Verdades Sobre o Uso do Soutien

O conforto e o bem-estar da mulher quando se refere ao uso de uma peça de lingerie chamada soutien, é hoje tema de conversa no Sótão da Gina.


Mitos e Verdades Sobre o Uso do Soutien

Enquanto que, o conforto do não uso de soutien, pelo menos nas mulheres de seios pequenos e médios é uma evidência, a dúvida que pende sobre a ligação entre o seu uso e as alterações fibrocísticas serem relevantes para o desenvolvimento do cancro da mama serem mito ou verdade, poderá levar anos até chegarmos a uma conclusão, através de estudos mais elaborados do que os que já foram efectuados até hoje. Até lá, a dúvida persiste e vai flutuando entre mitos e verdades.

Parece ser um facto, que o uso do soutien pode restringir a drenagem dos vasos linfáticos e assim prejudicar o seu funcionamento. Estes vasos, sendo extremamente finos, através da sua compressão, podem levar a uma acumulação de líquido tóxico, que de outra forma seria drenado normalmente. Quando esses vasos estão fechados ou apertados, há menos oxigénio e nutrientes transportados para as células enquanto os resíduos tóxicos não são drenados.

Seguindo este raciocínio, que nos parece bastante lógico, é muito possível que esta acumulação de toxinas esteja ligada a nódulos mamários e alterações fibrocísticas. Note-se que nódulos mamários ou cistos fibrocísticos são sacos cheios de fluídos que podem aparecer como nódulos duros nos seios; a pesquisa médica tende a ligar esses cistos com maior risco para o cancro da mama.

Se por um lado os estudos apenas indicam que o uso do soutien pode apenas causar um maior risco para o cancro da mama, por outro, o seu uso por demasiadas horas é um autêntico atentado ao bem-estar e conforto de qualquer mulher. Não é, nem nunca foi entendido, por que razão há mulheres que dormem com soutien.

O bom senso ou a falta dele é por vezes um grande impedimento para muita coisa, e muitas vezes também na área da saúde e bem-estar. Se por ventura é uma evidência pensar que  esta peça de lingerie ou roupa, pode em dadas alturas ser imprescindível, ou porque vai correr e precisa de um certo apoio, ou porque no emprego não gosta de sentir os olhos dos colegas “pregados” nos seus seios, ou até porque na praia não está muito virada para o topless, tudo isto é perfeitamente admissível; não é de todo admissível o exagero.

Mitos e Verdades Sobre o Uso do Soutien
No Sótão o bom senso é sempre a nossa opção, antes de termos estudos mais conclusivos e podermos finalmente diferenciar os mitos das verdades, o nosso conselho a todas as mulheres em relação a este tema:

 - Faça um favor a si mesma não correndo riscos desnecessários, sempre que possível, não use soutien.

Subscreva o Sótão da Gina por email para não perder novas actualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...