quinta-feira, 1 de maio de 2014

A Influência das Cores no Estado de Espírito

E se a cor influenciar o nosso estado de espírito? 


A Influência das Cores no Estado de Espírito

Será que vale a pena pensar nisto antes de pintar a sua casa, escritório ou atelier? Quem acredita no Feng Shui acha que sim!
Hoje no Sótão da Gina falamos sobre as cores utilizadas na decoração e pintura da casa porque é um dos elementos fortemente presentes no Sótão, onde escolhemos as cores do arco-íris.
Feng Shui, cuja tradução literal do chinês significa vento e água, é uma corrente de pensamento que estabelece uma relação entre o vento e a água representando o conhecimento sobre as forças necessárias e úteis para conservar influências positivas do espaço e redireccionar as negativas para beneficio de quem habita essa área.
Poderá não preferir as regras de Feng Shui para escolher as cores para pintar a sua casa, mas não deixa de ser interessante ficar a par do significado de cada cor e o aconselhamento para uma melhor utilização, que poderá por sua vez influenciar a sua escolha.
De acordo com o Feng Shui diz-se que pintar cada divisão da sua casa de cor diferente influenciará profundamente a forma como se sente e reage na sua casa ou no seu espaço de trabalho.
Vejamos então o que cada cor significa, onde aconselhada ou não, segundo as regras básicas do Feng Shui:
A Influência das Cores no Estado de Espírito
Encarnado
Associada ao elemento fogo, esta é a cor da paixão, excitação e raiva. É de todas a cor mais visível chamando rapidamente a atenção de qualquer um. Deve ser usada onde necessitar de um aumento de energia ou mais paixão na sua vida amorosa. Não deverá, todavia, pintar todo o seu quarto de dormir de encarnado pois poderá dificultar o seu sono. Poderá no entanto utilizar cores terra e acrescentar pequenos apontamentos em bordeaux. Evite pintar de encarnado aquelas divisões que recebem muita luz solar, diz-se que ficarão mais propícias a local de discussões.
Cor-de-laranja
A cor-de-laranja sendo a combinação do amarelo optimista e o encarnado apaixonante, aproxima pessoas em espírito e harmonia. Esta cor possibilita a expressividade sobre os sentimentos sem qualquer receio. Use cor-de-laranja onde tiver necessidade de reunir pessoas como por exemplo na cozinha ou sala de visitas. Evite esta cor em divisões onde precisar de exercitar a sua autoconfiança ou criatividade.
Amarelo
Amarelo forte impulsiona bom humor e alegria. Esta cor associada ao sol, o amarelo significa dar vida e energia. Use esta cor onde necessitar de levantar o ânimo e desenvolver o esclarecimento. Evite o amarelo se tiver preocupação com o envelhecimento precoce. Se houver problemas de depressão utilize amarelos suaves ou dourados no seu quarto. As cores amareladas da terra estão associadas a uma energia física renovada e melhorada.
Verde
O verde está associado ao elemento madeira, e à cor do crescimento. Use verde onde necessite de inspiração aventura ou mudança. Esta cor é ideal para uma biblioteca ou sala de ginástica. Deverá usar o verde onde for necessário a mudança. Deverá evitar o verde onde tiver problemas de concentração e foco.
Azul
Azul está ligado ao céu e ao mar daí ser a cor da reflexão e do relaxamento. Esta cor ajuda nos problemas de ansiedade e deverá ser utilizada onde necessitar de estímulo ao relaxamento e ao ser autêntico. Evite o azul se tiver problemas em ligar-se a outras pessoas ou se se encontra em estado depressivo.
Roxo
O roxo é símbolo de realeza, abundância, riqueza e poder. Use esta cor onde sentir deficiência e insegurança. O roxo é também simbolicamente ligado à espiritualidade e uma cor fantástica a ser utilizada numa sala para a prática de meditação, yoga ou um spa. Evite o roxo se tem tendência a grandes fantasias e escapismo.
Cor-de-rosa
Cor-de-rosa é a combinação do branco intimista e o encarnado apaixonante daí o cor-de-rosa ser a cor do romance. Use esta cor no seu quarto se estiver em onda de se apaixonar, sentir-se amada e acarinhada. Se achar esta cor demasiado afeminada pode optar por usá-la apenas em pequenos apontamentos e não nas paredes todas do quarto. Evite-a se tiver tendência a ser frequentemente abusada da sua generosidade.
Castanho
Associado ao elemento terra, esta é a cor da estabilidade, dando uma sensação de segurança e protecção. Use o castanho onde precisar de adoptar relacionamentos saudáveis. Esta cor é ideal para a sala de visitas, cozinha e quartos de dormir. Evite o castanho se tiver dificuldade em iniciar novos projectos ou tendência em pensar que não consegue sair da rotina.
Cinzento
A mistura do branco intenso e do preto absorvente dá na cor cinzenta que é a cor da transição. Esta cor é ideal para salas de espera e corredores. Afaste-se desta cor se quer encetar numa acção específica.
Preto
O preto é uma cor absorvente que convida à exploração e promove o mistério. Associando ao elemento água, o preto é ideal para promover a autoconfiança e independência. O preto é ideal também para acentuar certos espaços onde pretende ser assertiva no seu poder, como por exemplo no escritório. Esqueça o preto se tem tendência e isolar-se demasiado.
Branco
Sendo o branco associado ao elemento metal, é a cor de foco, da intensidade e da pureza. O branco promove a criatividade e é uma cor óptima para a cozinha se é daquelas pessoas que adora inventar receitas novas ou criar receitas elaboradas ou gourmet. É também a cor perfeita para um atelier de arte. Nem pense em utilizar o branco onde poderá ser demasiado critica ou onde tiver problemas em expressar afecto.
Ser ou não ser, acreditar ou não nas técnicas e aconselhamentos do Feng Shui, não é talvez o mais importante, pelo menos para nós, mas sim ter a convicção que é sempre bom saber algo mais e por uma perspectiva diferente da nossa. No Sótão da Gina gostamos principalmente de cor, ou da cor que nos proporciona bem-estar e damos vivas ao arco-íris por ser plural. 



Subscreva o Sótão da Gina por email para não perder novas actualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...