sábado, 31 de maio de 2014

Lavanda ou Alfazema, do Aroma a Outros Benefícios

A lavanda, também conhecida em Portugal  pelo termo de origem árabe alfazema é uma planta medicinal  e ornamental proveniente da espécie Lavandula da família Lamiacease. Constituída por pequenos  arbustos anuais e perenes, onde dentro das várias espécies  a mais conhecida ou comum é a Lavandula angustifolia (L. officinalis).


Lavanda ou  Alfazema, do Aroma a Outros Benefícios

No Sótão da Gina conversa-se hoje sobre Lavanda ou  Alfazema, do aroma a outros benefícios, por o tema dos  bons aromas ser algo que consideramos muito interessante.

Hoje, falando apenas sobre a Lavanda ou Alfazema que para além da sua beleza  na ornamentação de qualquer arranjo floral, o seu aroma confere não só prazer olfactivo mas também um efeito fresco e relaxante.

Lavanda ou  Alfazema, do Aroma a Outros Benefícios
São atribuídas à alfazema propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas, analgésicas, cicatrizantes, antiasmáticas, anticonvulsivas e que ajudam na redução dos gases intestinais; no entanto o meu conhecimento não pode atestar todas elas e não dediquei tempo algum a pesquisar por querer apenas focar os atributos de beleza e os aromáticos, mas não sem antes aferir que há um chá, de uma marca sobejamente conhecida e vendido em qualquer supermercado, que contém tília e lavanda, e que funciona muitíssimo bem para ajudar  quem não consegue adormecer e não quer utilizar os meios químicos tradicionais.

Diz-se então que a alfazema pode ser utilizada para acalmar, relaxar, melhorar a digestão, combater a alergia à picada de insectos e conferir mais energia, ajudar nos estados psicológicos de inquietação ou perturbações do sono, irritação gástrica, flatulência, colites nervosas, dispepsia nervosa, má circulação, hipotensão arterial e exaustão física.

Lavanda ou  Alfazema,
 do Aroma a Outros Benefícios
De forma caseira, o modo de uso da alfazema pode ser desde a infusão das suas flores para chá ou  culinária. Quanto às sementes podem ser colocadas em saquinhos para aromatizar gavetas e armários durante meses. Poderá também comprar o óleo essencial de alfazema, que nas suas várias formas de utilização oferece um aroma agradável em toda a casa, sendo também uma fragrância que acalma, relaxa e ajuda a balancear-nos tanto na energia física como na emocional.  

Assim, das formas mais praticas e belas de encher a casa de um aroma fresco e relaxante é colocar vários pequenos ramos de alfazema pelas várias divisões da mesma, enquanto que, se utilizar também as sementes nas gavetas e armários acrescenta a sua potencialidade.

Quanto ao óleo, há-o em diversas formas e marcas, e como ambientador, a forma mais fácil e mais duradoura é na utilização de pequenos aparelhos eléctricos que se ligam durante o tempo que desejar.

Se pretender comprar um frasquinho de óleo essencial de alfazema, então fique sabendo das outras anunciadas utilizações benéficas do mesmo:

Lavanda ou  Alfazema, do Aroma a Outros Benefícios

1-      Atenua a comichão e inchaço provocado por picadas de insectos.
2-      Nos pequenos cortes e feridas, ajuda a parar de sangrar e é anti-séptico.
3-      Nas queimaduras alivia a dor e impede o inchaço.
4-      Na pele seca, dermatites várias ou caspa, parece fazer milagres.
5-    Como ajuda a relaxar e adormecer, colocando 2 ou 3 gotas na mão e inalando, podendo depois limpar as mãos na parte inferior da almofada, terá noites bem mais cheirosas e bem dormidas.

Os benefícios estendem-se, e há quem já ande com um frasquinho de óleo essencial de alfazema na mala; mas aqui apenas listei os que me pareciam mais interessantes  e alguns dos que são utilizados no Sótão da Gina tais como os arranjos forais com alfazema, os saquinhos de sementes de alfazema colocados nas gavetas, o chá com tília e lavanda e os aparelhos eléctricos com aroma a alfazema. O óleo essencial de alfazema vai ser a nossa próxima experiência por parecer muito interessante em vários aspectos e  quem sabe se não vamos também ser daquelas que transportamos frasquinhos de óleo essencial de alfazema na mala! 

Lavanda ou  Alfazema, do Aroma a Outros Benefícios

Antes de terminar, aqui vai uma pequena dica que utilizamos frequentemente: Recorda-se do nosso artigo "Reciclar com Arte"? Se não leu ou não se lembra pode ler aqui ,mas adiante; a dica consiste em reaproveitar os frasquinhos de vidro dos iogurtes para pequenas jarras onde colocará alguns pézinhos de alfazema e espalhar em todas as divisões da sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...