domingo, 11 de maio de 2014

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável

Entre a verdade, o mito e os lobbies ao redor das várias dietas, girou a conversa no Sótão, sobre a alimentação saudável e equilibrada,  aconselhada a quem nos visita.

Diz o povo que cada um “puxa a brasa à sua sardinha”, dizem outros “são os lobbies senhor, são os lobbies”!  Na verdade a indústria alimentar tem tantos a puxar as suas brasas e tantos lobbies que não admira a confusão de muitas pessoas que frequentemente se perguntam:

- Entre os alimentos que podem conter excesso de hormonas, antibióticos, toxinas, pesticidas, aditivos, conservantes, açúcares, sal, gorduras, salmonelas e amebas, o que posso eu comer sem qualquer receio?

A resposta honesta e sincera a esta pergunta seria NADA!

É evidente que, nada, não alimenta e portanto há que tentar dar a volta a este problema da forma mais inteligente e sensata.

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável
Em primeiro lugar aconselha-se a não ir atrás de boatos que voam por campanhas normalmente lançadas em redes sociais, tais como por exemplo:  

- Leite de vaca faz mal ou glúten faz mal. O leite de vaca só faz mal a quem é intolerante ou alérgico à proteína do leite, chamada soro de leite, hoje popularmente conhecida por whey; o mesmo se passa com o glúten, proteína dos cereais que é apenas nociva a quem for intolerante ou alérgico.

Informe-se, não vá em ondas, nem modas ou febres de ataques a certos alimentos, lembre-se que por trás disso está uma industria poderosa que quer vencer a todo o custo.

Em Dezembro de 2013, a dieta mediterrânea foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Sem dúvida que a Dieta Mediterrânea que é caracterizada pela abundância de cereais, hortaliças, legumes, fruta e frutos oleaginosos; o azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de peixe, aves, lacticínios e ovos; consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas e ingestão moderada de vinho, é uma das melhores dietas a seguir.

Em Portugal há um pequeno senão: come-se demasiado, para além de algumas receitas tipicamente portuguesas serem demasiado calóricas e com gorduras em excesso; a que com imaginação e alguns conhecimentos sobre nutrição e culinária, qualquer um pode alterar substituindo e adaptando. Quanto ao comer demasiado, é preciso tomar o primeiro passo que consiste em entender que o faz, seguido do início de qualquer método para reprogramar a quantidade de alimento que o seu estômago lhe pede não por necessidade mas por hábito, e isso pode ser feito pela simples ingestão de 2 copos de água antes da refeição.

A base da dieta mediterrânea é boa e se for consumida em quantidades razoáveis; de forma regrada e variada continuará de longe a ser a solução para uma alimentação saudável.

Mas como resolver o problema do excesso de hormonas, antibióticos, toxinas, pesticidas, aditivos, conservantes, açúcares, sal, gorduras, salmonelas e amebas, contidos nos produtos que fazem parte da dieta mediterrânea ou de qualquer outra?

Variar é o segredo!

Variar, variar e variar o mais possível, para que o excesso, seja de que substancia for, seja eliminado e não vá depositando-se no organismo de forma permanente, pois é assim que se inicia qualquer tipo de doença.

Não gosto de dar receitas pelo simples facto de não gostar de seguir receitas; gosto bem mais de ir para a cozinha e criar com o que tenho disponível, mas confesso que se torna mais fácil porque tenho conhecimentos suficientes na área das Ciências da Nutrição para saber o que devo e não fazer, e isso não está disponível a todos, por isso deixo-vos, não receitas mas sim uma ideia de menu para uma refeição muito nutritiva,  recheada de vitaminas e  minerais,  e de fácil execução.

Entrada: Pimento vermelho assado com coentros e requeijão
Prato principal: Lombo ou posta de salmão acompanhado de batata  e grelos 
Sobremesa: Papaia com lima

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável
Preparação: (Note-se que por ser uma ideia e não uma receita, não são fornecidas quaisquer quantidades)

Da Entrada: Lave o pimento, seque e coloque no forno durante o tempo necessário para que a pele seja facilmente retirada. Retire do formo e deixe arrefecer por completo. Pele o pimento, abra-o e retire o topo e as sementes sem o lavar. Para tal deverá ir lavando uma das mãos e repetindo o processo até o pimento estar limpo de pele e sementes. Corte-o à mão, em pedaços a seu gosto e coloque num recipiente onde o irá servir. Regue-o de azeite, vinagre balsâmico, pimenta moída no momento e um punhado de coentros finamente cortados (pode fazê-lo com uma tesoura de cozinha). Não coloque sal, não é de todo necessário! No mesmo recipiente coloque um pequeno requeijão cortado em fatias finas, e sirva de imediato.

Sabia que o pimento vermelho é a maior fonte de vitamina C?

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável
Do Prato principal: Se tiver tempo, coloque alguns grãos de sal grosso no peixe aproximadamente meia-hora antes de cozinhar, mas se tal não for possível, poderá temperar com sal fino como se estivesse a fazê-lo a um bife por exemplo. De notar que pode usar um lombo de salmão já isento de espinhas como uma posta, depende do que preferir. Coloque um pouco de azeite numa frigideira com uma colher de margarina de soja e aqueça apenas um pouco para derreter a margarina, colocando o peixe de seguida. Tape e deixe cozinhar em lume brando. Conforme a espessura do peixe, deverá virá-lo cuidadosamente após dois ou três minutos e voltar a tapar. Retire do lume e mantenha tapado até servir. Entretanto já poderá ter lavado uma batata pequena e colocado no micro-ondas para cozinhar, o que dependendo do tamanho e potência poderá ser entre 3 a 5 minutos. Quanto aos grelos, que poderá substituir ou por feijão-verde ou por espinafres, deverá cozê-los (não em demasia) previamente num tacho sem tampa para que não amareleçam, ou em alternativa mais rápida, usar os congelados que basta ir ao micro-ondas por alguns minutos para estarem prontos. Para o empratamento, deverá colocar o peixe e regar com algum do molho do seu cozinhado e algumas gotas de lima ou limão a seu gosto; a batata deve ser ligeiramente aberta, pegando nas duas extremidades, puxe para cada lado para que abra ligeiramente, depois ajeite a forma para que fique com uma cova no meio onde vai colocar uma colher de sopa de iogurte grego e uma pitada de salsa finamente picada ou cebolinho, ou até um pouco de cebola desidratada; a verdura deverá ser regada com um pouco de margarina de soja liquida. De reparar, que apenas ao peixe foi adicionado sal, nem a batata nem a verdura necessitam de sal, pois ao adicionar os outros ingredientes já está a dar-lhe o sabor suficiente. Não adicione sal a tudo, e a torto e a direito porque nem sempre é necessário.

Sabia que o salmão é rico em vitamina D e em ácidos gordos chamados Omega 3?

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável


Da sobremesa: Abra uma papaia e retire as sementes. Sirva com algumas gotas de lima ou leve à mesa com um quarto de lima para ser espremido no momento. Se não gostar de papaia, poderá substituir por uma rodela de ananás ou abacaxi, servida simples. A ideia é de terminar a refeição com uma fruta que ajuda a digerir a gordura (boa) do salmão.




Sabia que a papaia é rica numa proteína chamada papaína que ajuda a digestão?

Sabia que o ananás é rico numa proteína chamada bromelaína que para além de ajudar a digestão é uma excelente fonte anti-inflamatória?

Verdades Sobre Uma Alimentação Saudável

No Sótão da Gina vamos dar por terminada esta conversa sobre as Verdades de Uma Alimentação Saudável e preparar a refeição que vos referi acima porque nem só de conversa se alimenta alguém, e de resto só de escrever já nos abriu o apetite.

Já agora, pode acompanhar esta refeição com um copo de um bom vinho tinto ou branco. O acompanhar do salmão por ser um peixe muito rico em gorduras, não tem de seguir a regra do vinho branco. Mas se não beber bebidas alcoólicas, acompanhe com água, que é de todos o acompanhamento ideal para qualquer refeição.

Não esqueça a regra de ouro na sua alimentação diária, nada de excessos,  e na variedade é que está o segredo!








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...