sábado, 14 de fevereiro de 2015

Edgerank, o Algoritmo do Facebook

 A conversa hoje no Sótão da Gina seria talvez mais bem entendida por informáticos, mas inútil por tratar de um assunto já por si conhecido por isso dedicamos às senhoras que também percebem ainda que superficialmente destas questões mas que não estão muito por dentro do Edgerank, e para qualquer um que deseje saber o essencial sobre este assunto que lhes dará alguma  noção da razão porque  certas coisas acontecem no Facebook.   Cremos que falar sobre o Edgerank – o algoritmo do Facebook é interessante e útil para a maioria de quem nos acompanha  porque ajudará a perceber algumas questões interessantes para uns, irritantes para outros, e que para outros ainda lhes passa completamente ao lado.


Edgerank,  o Algoritmo do Facebook
Segundo a Wikipedia “um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.” e continua…  um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador , e sim os passos necessários para realizar uma tarefa…”

Sem mais maçadas de definições sobre algoritmos, sabemos que na computação os ditos são reis e quem os sabe definir e programar tem o mundo da computação nas suas mãos ou melhor no seu cérebro. 

Edgerank,  o Algoritmo do Facebook
A programação de algoritmos está cada vez mas sofisticada e por isso cada vez nos sentimos mais seguidos e perseguidos em tudo o que fazemos online.

Se a Google está constantemente a trabalhar para melhorar as nossas pesquisas e para isso vai aperfeiçoando os seus algoritmos, o Facebook fá-lo em nome de quê?

 - Supostamente para melhorar a sua/nossa experiência, mas a sua ou a minha é certamente diferente da das empresas que utilizam a plataforma para os seus negócios certo?

No início em 2004,  o Facebook começou a ser utilizado como uma qualquer outra rede social, mas mais de 10 anos depois é uma empresa cotada em bolsa utilizada por mais de um bilião de utilizadores onde muitos são empresas que negoceiam e vendem os seus produtos a partir dessa plataforma; daí a implementação dos melhores e mais sofisticados algoritmos tem a ver com o negócio e não com a experiência de lazer de uma outra rede social.

Edgerank,  o Algoritmo do Facebook
Ao longo dos anos, certamente que os mais atentos foram-se apercebendo que a sua “dita” experiência no Facebook ia sendo diferente, ora pela publicidade dos chamados links patrocinados, que passaram do lado direito para a sua frente fazendo com que fosse mais fácil ficar confundido e clicar, sem pensar que se tratava de publicidade; ou por outro lado, também deixaram de ver todos os posts dos amigos ou páginas preferidas. Tudo isto se deve à constante actualização e aperfeiçoamento do algoritmo com o nome de Edgerank.

O Edgerank funciona como uma espécie de filtro muito embora o Facebook não admita a palavra filtro, a verdade é que funciona assim mesmo, filtrando e mostrando aquilo que cada utilizador é capaz de gostar mais e mostrando-lhe cada vez mais os conteúdos patrocinados, ou seja os que são pagos para ali estar, porque cada clique vale X que é pago ao Facebook 

À medida que o tempo passa dar-se-á conta que há páginas ou amigos que acaba por nunca ver, parecendo que nunca mais publicaram nada, no entanto se for individualmente a essa página e colocar lá algum comentário passará a ver o que lá é partilhado.

Edgerank,  o Algoritmo do Facebook

Nas regras que o Edgerank segue, uma das a nível pessoal , é por exemplo, dar destaque aos posts de parabéns ou felicitações de algum tipo; por outro lado se estiver alguns dias sem partilhar nada, quando o fizer o Edgerank faz com que o que partilhou seja de imediato visível como que - olá, voltei, estou aqui de novo!  

Quanto às páginas que gosta não basta colocar gosto e pronto… se não colocar gosto no que lá é partilhado ou comentar, vai deixar de ver essa página, a não ser que a mesma opte por pagar para fazer publicidade e passe a aparecer perante os olhos de milhares de usuários a serem convidados ao clique.

Edgerank,  o Algoritmo do Facebook
Se não há nada de mal no facto da empresa Facebook Inc ter inteligentemente, e de forma bastante perspicaz, enveredado por um negócio cada vez mais lucrativo, também não há nada de mal em  sabermos a razão das coisas para as podermos utilizar da forma que nos é mais conveniente, e é por essa  razão que a conversa sobre o algoritmo do Facebook chamado Edgerank se iniciou hoje no Sótão da Gina – sem maçar com pormenores técnicos, procurámos deixar apenas a essência mais importante para uma melhor compreensão do que se passa nas filtragens do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...