domingo, 10 de maio de 2015

Mudança – Lei da Vida

 Dizia John Kennedy - A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro e hoje no Sótão da Gina conversa-se sobre o tema da mudança e se de facto concordamos com o que John Kennedy disse que mudança é a lei da vida.

A anfitriã do Sótão da Gina mudou-se de residência mais uma vez, razão pela qual as conversas no sótão ficaram a aguardar que se organizasse, ambientasse e conseguisse criar o ambiente propício para as conversas habituais, onde os aromas a alfazema, jasmim e camomila se misturam com o de canela e pétalas de rosa cor de chá, fazendo com que se sinta de novo em casa no sótão do costume.

Mudança – Lei da Vida
A sábia frase de John Kennedy com que iniciámos esta conversa - A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro – leva-nos a reflectir que:

1 - Passado bom ou mau é passado; deve ficar bem guardado na gaveta do passado que se abre só se for necessário ir lá buscar algo de interessante que nos sirva de aprendizagem para o presente ou futuro.

2 – Presente é agora e deve ser vivido ao momento, ao milímetro, à oportunidade, sem hesitações.

3 – Futuro é daqui a pouco - pode ser sonhado, idealizado, desenhado, escrito, planeado e de repente, sem que o queiramos trocam-nos as voltas; mudam-nos as peças do puzzle e voltamos a ter de refazer todo o plano de novo, uma, duas ou todas as vezes necessárias para que possamos ajustá-lo às nossas reais necessidades utilizando o livre arbítrio que nos foi concedido e inscrito à nascença.

O cientista mais famoso do mundo, Stephen Hawking, diz que Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança, mas nós pensamos que inteligência à parte – a capacidade de adaptação à mudança é mais uma questão de coragem de enfrentar o desconhecido e fé no que está para vir.

Mudança – Lei da Vida
Quem não tem estas capacidades acaba por ficar estagnado no tempo, e muitas vezes, como se diz na gíria “engolir muitos sapos” em vez de voltar à mesa de desenho, colocar uma nova folha em branco e projectar tudo de novo, do princípio e com o princípio e finalidade de servir melhor tudo o que carece.

Na mudança, há que também ter a coragem de fazer uma triagem do que vale a pena transportar para a nova morada, para o novo futuro – de nada vale carregar com objectos que nada lhe servem um propósito na nova vida.

A mudança de local de residência comporta também a avaliação das nossas necessidades actuais que se reflectem no futuro, não só de atitudes mas também de novas disposições, para que a mudança seja de facto benéfica e útil para o nosso amanhã.

Mudança – Lei da Vida
Pensando como John Kennedy que - mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro, no Sótão da Gina cremos que o futuro que é realmente nosso pode ser uma lei rescrita e desenhada todas as vezes que quisermos para melhor nos servir uma vida sã, agradável e feliz como a idealizámos ontem e a transformamos hoje num agora muito a nosso bel-prazer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...