quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Partículas NanoSilver e a Mafia Médica

O assunto que nos leva hoje à conversa no Sótão da Gina é mais um daqueles bem polémicos, que nos irrita e faz por vezes levantar a voz, apesar de considerarmos que em nada adianta fazê-lo; daí escolhemos apenas partilhar o que sabemos, pretendendo que quem nos lê  extraia a sua conclusão, ou pesquise e estude mais o assunto.  Este tema (segundo a nossa pesquisa online) não aparece em nenhuma página em português.   E falamos de quê? De um  dois em um: - Partículas “nanosilver” (nanoprata)  e a mafia médica.

Como introdução - já aqui abordámos noutros artigos, ainda que ao de leve, a existência de demasiados lóbis que vão levando um número avultado de público a mudar hábitos alimentares, apenas e só para sustentar a sua máquina comercial, que se quer cada vez mais robusta. Eles são os lóbis a favor e contra deste e aquele produto, levando as pessoas a deixar de se alimentar como sempre foram desde que nasceram, crendo que passámos todos a ser intolerantes ou alérgicos, crendo também que aqueles alimentos passaram de um dia para o outro a fazer mal à saúde pública, quando na verdade sempre haverá alguns que, sim, desenvolvem intolerância alimentar a dada altura da sua vida, outros que são alérgicos, e os outros que continuam bem e acreditam que com uma alimentação variada e equilibrada podem seguir alimentando-se de tudo a que foram habituados mantendo-se assim saudáveis.

Não esquecemos e salientamos que excepções há sempre para tudo, e que nunca servirão de regra.

Partículas NanoSilver e a Mafia Médica
Apesar de com muito agrado  sabermos que a ciência avança a passos largos para melhorar a saúde pública, também com muito desagrado temos conhecimento que há grandes grupos por esse mundo fora que se move apenas e só pelo lucro que a dita saúde pública lhes pode proporcionar, mesmo à custa de muitas vidas perdidas ou miseráveis.   Os profissionais que se movem a demonstrar isto correm o risco de ser banidos da sua actividade profissional como foi o caso da Dra. Guylaine Lanctot, a médica Canadiana que depois de praticar medicina e de ter aberto bem os olhos sobre o que se passava à sua volta, decidiu escrever e publicar o livro “Medical Mafia” em 2002 o qual foi reeditado em 2010. Neste polémico livro, a Dra. Guylaine Lanctot, diz com todas as letras – “ O chamado sistema de saúde é na realidade um sistema da doença. Pratica-se uma medicina da doença e não da saúde. Uma medicina que só reconhece a existência do corpo físico e não leva em conta nem o espírito, nem a mente, nem as emoções. E que além disso, trata apenas o sintoma e não a causa do problema. Trata-se de um sistema que mantém o paciente na ignorância e na dependência, e a quem se estimula para que consuma fármacos de todo o tipo.”  Poderá ler aqui  na íntegra uma entrevista que lhe foi feita em2013 pelo site  brasileiro “NoticiasNaturais” .

Por último abordamos o assunto sobre as partículas NanoSilver, onde fomos encontrar de novo, mais uma polémica, e esta é mais recente.

Mas o que são partículas NanoSilver ? Para que são utilizadas?

Partículas NanoSilver e a Mafia Médica
Nanosilver é uma nano partícula da prata utilizada em hospitais numa fórmula extremamente diluída cujas propriedades físico-químicas são antimicrobianas, antibacterianas, antiparasitárias, antifúngicas, antivirais, e anti-inflamatórias.

De acordo com estudos recentes efectuados na China e Canadá, as partículas Nanosilver (NSPs), estão entre os nano componentes mais interessantes da actualidade, e têm sido amplamente utilizados numa variedade de aplicações biomédicas, incluindo o diagnóstico, tratamento,  administração de fármaco, revestimento de dispositivos médicos, e em cuidados de saúde pessoal.

A utilização desta substância alarga-se ao revestimento de cateteres, implantes cardiovasculares, pensos, cola/cimento ósseo, composto resinoso para tratamentos dentários, e ainda outros que estão até à data, documentados através de estudos científicos e documentos médicos no número já razoável de 88, e disponível no site da National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine, onde normalmente recolhemos a informação actual sobre assuntos do foro da saúde e biomédica.  

A médica americana Dra. Rima Laibow que fundou a National Solutions Foundation, através de crowfunding conseguiu desenvolver vários estudos sobre NanoSilver e posteriormente  uma fórmula extremamente diluída da mesma, a ser utilizada como um suplemento dietético e não é aprovado pela poderosa FDA, Food and Drug Administration.  Piorando o antagonismo, a Dra. Rima comercializa no seu site, entre outros suplementos,  vários pacotes, uns em líquido outros em gel,   e afirma que o mesmo poderá servir para a imunização ou suporte contra vários vírus como por exemple o vírus do Ebola. Em Setembro de 2014, a Dra. Rima viu-se mesmo obrigada a alterar certas afirmações que fazia no seu site através de carta que lhe foi enviada por parte da Food and Drug Administration, e que é pública.

Porque é que a FDA reage assim? - Porque não quer testar e aprovar NanoSilver tal e qual como ainda não testou e aprovou Canabidiol! Não convém, nem à FDA nem  à OMS que estão de mão dada com a indústria farmacêutica na venda de vacinas, antibióticos e anti-inflamatórios.

Partículas NanoSilver e a Mafia Médica

É evidente que não é porque a FDA não aprova uma substância que ela vai deixar de ser vendida, e a fórmula de NanoSilver  continua a ser comercializada, em Portugal apesar de não haver qualquer informação sobre o assunto, já há um distribuidor de um desses produtos  -  mas é muito lamentável que não haja vontade de mudar os interesses para que a saúde das pessoas seja colocada na primeira linha de importância, e se neste caso em concreto, onde supostamente, os produtos NanoSilver funcionam como um suplemento adjuvante na protecção ou imunização, sem riscos de efeitos secundários como os das vacinas tradicionais, antibióticos e anti-inflamatórios, porque não termos a confirmação  das instituições que supostamente protegem o cidadão?

A opinião pública continuará a ser moldada conforme a conveniência do momento. Cabe a cada um de nós educar-se, informar-se, e aqui do Sótão da Gina que gostamos de partilhar as nossas conversas que provêm do nosso conhecimento, ao desenvolver este trabalho extenso,  resta-nos partilhar as principais fontes utilizadas para a elaboração deste artigo sobre Partículas NanoSilver e a Mafia Médica:


Subscreva o Sótão da Gina por email para não perder novas actualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...